Gonçalo Ivo


Aurora

O DESAFIO

Foi em algum lugar, foi onde a relva cresce
e o mundo se dispersa e uma fogueira arde.
Foi onde o sol clareia estações desterradas
e um seio nu afronta a vontade da treva.
Onde a sombra ensombrece os dias sepultados
e no verão persiste um cheiro de jasmim
e uma abelha dourada pousa na corola
da majestosa flor que reina no jardim.
Foi onde fervilhava o rumor das charnecas
e as águas de um riacho fulgiam nas pedras
e a manhã respirava a promessa da vida.
Levantou-se da terra uma roxa alvorada
num claro desafio ao sol esbraseado
e à nuvem emudecida que no céu passava.

Este poema está no livro “Aurora”, escrito pelo pai do artista, o poeta Lêdo Ivo. A pintura também carrega o título de “Aurora” como uma espécie de homenagem. Se não soubéssemos dessa história do artista fluminense Gonçalo Ivo com o pai, o que ficaria em evidência na obra talvez fosse o estudo de cor e a geometria. Com o nome percebemos uma aproximação de algo presente no mundo, a aurora, o amanhecer.

Observe toda a obra, primeiro distante e depois bem próximo a ela. Agora perceba quais elementos o artista usou para aproximar a pintura de um nascer do sol. Você imagina a paisagem onde acontece esse amanhecer? Consegue imaginar na pintura elementos presentes no poema?

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.